Pequenas e médias empresas com um pouco de criatividade, profissionalismo e equipe disposta a vestir a camisa, podem ter uma história de marketing completamente notável a ponto de não ter que pensar somente no lucro. Mas sim, priorizar o cliente e destacar-se no mercado com boas e eficazes ações.
1- Não saber o que é Marketing:
Marketing é uma ferramenta de gestão que auxilia todas as ações de comunicação da empresa com o público alvo (basicamente falando). Não entender o que é Marketing faz da empresa desconhecedora da forma de ‘falar’ com seu público.
2- Deixar o seu “sobrinho” criar sua marca:
A marca do seu negócio será responsável por muitas “primeiras impressões”, já pensou nisso? Toda vez que alguém vir sua marca em um anúncio, em uma placa na recepção de um prédio, no cartão de visitas ou nos jornais, ela será responsável por gerar um impacto, podendo ser positivo, negativo ou simplesmente irrelevante. Por isso, o processo de criação de logo profissional é um dos mais importantes no desenvolvimento de uma empresa, e você com certeza não vai querer deixar sua marca na mão de um amador, não é mesmo?
3- Falar somente do produto/serviço:
Falar somente do produto é esquecer de resolver o problema do cliente, pois todo consumidor entra em uma empresa buscando solução de um problema (sejam necessidades básicas, existenciais ou para saciar uma vaidade). É preciso trabalhar a equipe para oferecer o produto ou serviço como uma solução.
4- Achar que qualquer publicidade deve surtir efeito imediato:
A falta de conhecimento de marketing faz com que empresários invistam em qualquer tipo de mídia sem saber se é a correta atração para seu público. Por isso uma análise de Marketing é tão importante, pois ela estuda também a mídia correta para propagação de cada ramo, seguindo estatísticas, inclusive os dados do público alvo.
5- Deixar de fazer publicidade:
Por esperar efeito imediato (item anterior) acabam acreditando que propaganda não faz efeito, não ajuda nas vendas e não divulga os produtos, mas a verdade é que a falta de divulgação apaga a empresa diante o mercado em que atua. Quem não é visto, não é lembrado.
6- Marketing ser o primeiro da lista no corte de “gastos”:
Marketing não é gasto, é investimento. E um investimento que, quando bem feito, se paga sozinho. Essa é uma das premissas de um bom resultado de uma campanha. Se você realiza uma boa campanha e o resultado em vendas não vem, pode ter certeza que algo está errado na estratégia, na execução, ou até mesmo no próprio produto. Pense bem, se você não investir em formas para trazer novos clientes ou fazer os atuais retornarem, quem irá comprar? E isso se tornará um ciclo. Por isso, da próxima vez que pensar em cortar a verba do Marketing, pense se você não está colocando de lado sua fonte de receita.
7- Não medir resultados:
Saber como está a evolução de seu caixa é fácil, mas o que é necessário é medir a evolução de seu negócio como um todo, saber como está o atendimento, onde deve investir e onde deve reduzir custos. Saber e mensurar resultados agrega valores a política da empresa e dá base para novos passos.
8- Não traçar objetivos:
Se o objetivo da sua empresa é somente ganhar dinheiro, coloque isso em um cartaz e cole na parede. Mas se além desse ou acima desse objetivo existam valores, missão e visão faça um quadro deles e apresente para seus colaboradores. Criar essa ligação entre a empresa e o colaborador apresentando a eles onde a empresa almeja chegar, criar objetivos que tracem metas possíveis de serem atingidas faz com que a empresa se organize e mantenha o foco. Empresa com objetivos traz aliados e não somente consumidores.
9- Não fazer ideia de quem seja seu público alvo:
Público alvo é o cliente da empresa, é quem consome o produto ou serviço. E para um marketing eficiente é preciso que a empresa conheça seu público e saiba descrevê-lo (idade, classe, preferências de compra, etc); isso aproxima a empresa do cliente e cria fidelidade.
10- Não investir nos colaboradores:
O funcionário de uma empresa é uma das ferramentas essenciais para o bom funcionamento de todos os setores, investir no colaborador é investir no próprio negócio. Com isso cumpre-se aquela frase repetida, porém correta: ‘funcionário satisfeito, trabalho perfeito’.
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