Três campanhas ousadas de marketing social

Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição. Podemos defini-lo como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos.

Algumas campanhas de marketing social chamam a atenção pela criatividade, inteligência e ousadia, selecionamos três delas recentemente vinculadas:

 

Wi-Fi contra o HIV 

A África do Sul está entre os países com as maiores taxas de soropositivos do mundo e a grande quantidade de campanhas contra o HIV já não surtem o efeito esperado junto à população. Pensando em chamar a atenção do público para o assunto, o provedor MWEB lançou sua campanha de marketing em 1º de dezembro, Dia Mundial Contra a AIDS, disponibilizando conexões desprotegidas de Wi-Fi em 4 grandes shoppings do país a fim de surpreender as pessoas. Quando alguém tentava se conectar uma página se abria com a mensagem “não se arrisque, evite conexões desprotegidas. Para Wi-Fi seguro, conecte-se com a MWEB”.

 

Pague com calorias 
A marca chilena de produtos light, Colun, teve uma ideia interessante para estimular o público a levar uma vida mais saudável e ao mesmo tempo promover sua campanha de marketing. Em uma das lojas de artigos esportivos distribuidora da marca não é permitido que os clientes paguem com dinheiro, assim, para levarem para casa os produtos que desejam adquirir as pessoas precisam “pagar” com calorias. Para tal, ao lado do caixa da loja foi instalada uma esteira e ao correr cada cliente deve gastar uma determinada quantidade de calorias correspondente ao valor de seu produto, tudo para estimular a realização de exercícios físicos periódicos.

Sabonetes grátis para famílias pobres

A americana High Ridge Brands, fabricante de produtos de higiene pessoal está introduzindo uma nova campanha de marketing para os americanos em situação de vulnerabilidade social. Quando os consumidores usarem cupons para comprar seus produtos, a companhia vai doar sabonetes, shampoos e outros itens para famílias necessitadas. Nos Estados Unidos, os cupons de alimentação fazem parte do programa de ações afirmativas do governo local e só são distribuídos à pessoas em situação de extrema pobreza, mas eles são voltados unicamente à compra de alimentos, e não podem ser utilizados para a aquisição de produtos de higiene pessoal. James Daniels, diretor executivo da High Ridge, diz que o propósito principal da companhia é filantrópico, mas observa que o esforço também serve para divulgar a marca ao oferecer amostras do produto à clientes potenciais. “Caso esses grupos carentes consigam ascender economicamente esperamos que, em vez de receberem esses produtos gratuitamente, eles passem a comprá-los”.

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