Primeiramente, o que é Snapchat?
O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que tem um diferencial das demais. O conteúdo compartilhado nela tem um tempo de duração determinado por quem enviou. Ou seja, se você envia uma foto com 5 segundos de duração, a pessoa que receber a imagem só terá acesso a esta foto por 5 segundos. O tempo máximo que pode ser escolhido é 10 segundos e à medida que forem enviadas mais imagens ao mesmo destinatário, o tempo total vai se somando.
Para enviar as imagens, você tem três opções: escolher um destinatário específico, fazer uma lista de destinatários ou deixar as imagens como “públicas” para que as pessoas que seguem o seu perfil consigam ver as imagens durante o período de 24 horas.
Destinatários no Snapchat
Esta última funcionalidade é chamada de “Minha história” e é também muito utilizada pelas pessoas que querem compartilhar um pouco mais das suas rotinas do dia a dia. Além disso, o próprio Snapchat possibilita que se use legendas, emojis e pincéis para desenhar sobre a imagem. Isso faz com que a interatividade e conectividade do conteúdo aumente muito.
A função de “Discover” é outra forma de as pessoas interagirem com marcas e acontecimentos. Este recurso apresenta aos usuários notícias, artigos e vídeos de vários canais diferentes.
O que fazer com uma rede social tão efêmera? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem.
Mas o sucesso da rede não é à toa. O Snapchat tem muito valor para quem entender e souber usá-lo a seu favor.
O Snapchat pode parecer um pouco simples e banal, mas a ideia desta rede social acabou se tornando uma empresa que vale cerca de 10 bilhões de dólares. Isto significa que muitas pessoas compraram a ideia e estão usando o aplicativo com tanta frequência a ponto de ser muito rentável para quem tem o controle da situação.
Usuários e comportamento na rede:
– O principal público do Snapchat tem de 13 a 34 anos;
– Cerca de 70% dos usuários é do sexo feminino;
– Mais de 5 bilhões de vídeos são visualizados na rede diariamente;
– Existem mais de 100 milhões de usuários ativos na rede diariamente (para se ter uma noção do que isto significa, comparamos com o número de usuários do Twitter: cerca de 320 milhões mensais);
– Os jovens de 13 a 34 anos costumam assistir a eventos globais através do compartilhamento dos usuários através da função “Ao vivo”, ao invés de televisão, por exemplo.
Entendeu agora o potencial que o Snapchat tem a oferecer para quem souber usar os recursos que tem em mãos?
O principal público que utiliza a rede é considerado como uma geração que prefere o acesso a informações através de dispositivos móveis, priorizando também formas rápidas e práticas de interagir.
Se a sua marca estiver procurando engajamento e um maior conhecimento de marca, esta é ou não é uma ótima oportunidade?
Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e saiba como criar sua conta no Snapchat e dicas para usá-lo em sua estratégia de marketing.