Por anos os ambientalistas foram vistos como “eco-chatos”, mas em tempos de aquecimento global e crises hídricas de grandes proporções, o planeta pede socorro e mais do que nunca precisa de defensores.
Listamos aqui 10 pequenas iniciativas individuais, relativamente fáceis de serem postas em prática, e que contribuem para a preservação de nosso meio-ambiente:
1. Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite, dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc. Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
2. Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado (ou de porcos)? Pois é: metano, um gás inflamável, poluente e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma ideia, para produzir 1 kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
3. Reflita sobre a troca constante de eletrônicos
Pense. Se seu aparelho antigo estiver funcionando perfeitamente ou estiver em bom estado reflita sobre a necessidade de adquirir um novo. Celulares, por exemplo, trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes a produção de eletrônicos com uso e exploração de mão-de-obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus aparelhos eletrônicos até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
4. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
É certo que são mais caras, mas lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
5. Use menos água quente
Economizar água é preciso sempre, afinal, é necessário cuidar da manutenção de nosso principal recurso. Se já está fazendo o possível para economizá-la, agora evite aquecê-la em situações em que esta medida não seja primordial, pois a geração da água quente consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
6. Nunca é demais lembrar: recicle
Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Procure onde eles estão perto da sua casa. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
7. Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
8. Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, além disso, poupa nossas florestas.
9. Utilize sua própria sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve sua sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
10. Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
A sustentabilidade está entre os princípios da agência de marketing e publicidade WK3, por isso criamos soluções inteligentes para nossos clientes, tanto online quanto offline. Tudo feito com o intuito de promover a preservação dos recursos naturais e do meio-ambiente.