A internet e as redes sociais mudaram o Serviço de Atendimento ao Cliente. Atualmente, não são apenas os clientes potenciais que ficam online para obter informações sobre os produtos e marcas, mas também os clientes atuais estão relatando e comentando suas experiências com as empresas. As redes sociais, cada vez mais, vêm ganhando espaço e fazendo a ponte entre empresas e consumidores através das fan pages.
Um estudo feito pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador americano equivalente à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), mostrou que o Brasil lidera o crescimento do uso da rede social Facebook em todo o mundo. No ano passado, o país alcançou 54 milhões de usuários ou 5,6% do total de usuários da rede social em todo o mundo.
Com uma proximidade dessas entre consumidores e empresas nas redes sociais, aspectos como reputação e bom atendimento ficam mais explícitos, tanto para o bem quanto para o mal. “As redes sociais são um ‘termômetro’ pelo qual podemos mensurar o alcance da boa reputação construída pela empresa”, diz Fábio Luchetti, presidente da Porto Seguro.
Deixar de prestar serviço ao cliente pode ter um enorme impacto sobre a reputação de sua empresa. Além disso, não apenas as redes sociais, mas comunidades online e tecnologia em nuvem fizeram mudanças na forma como o serviço ao cliente opera. Estas mudanças podem realmente ajudar a sua empresa de forma mais eficaz encantar os clientes cada vez.