Como medir o ROI em redes sociais?

O ROI, ou Retorno sobre o Investimento pode também ser mensurado quando o assunto é redes sociais. No entanto, muitas empresas ainda possuem dúvidas na medição dos resultados apesar de defender a prática.

Grande verdade é que as ações em redes sociais precisam de tempo para amadurecer e gerar resultados. E não é só através de números óbvios como a quantidade de pessoas que estão em sua comunidade ou seguem sua empresa no Twitter que pode ser medido o sucesso de seus investimentos.

A interatividade é a chave para avaliar se sua empresa está sendo bem sucedida em suas ações, aliás, esta é a característica que diferencia a internet de outras mídias. Comentários, participação em fóruns, em redes sociais,  opinião sobre produtos / serviços são alguns indicadores que seus consumidores estão envolvidos com sua marca e que suas ações online tem sido positivas.

Não só o aumento de vendas de produtos online pode ser um indicador de sucesso. Se sua empresa não oferece o serviço de e-commerce em seu site, como pode avaliar se as estratégias online estão gerando novos negócios para sua empresa?

Pedidos de informações sobre produtos, agendamento de serviços pelo site, aumento de procura por ofertas anunciadas no site são algumas das maneiras de se avaliar resultados.

Muitas empresas se preocupam somente com o fator quantitativo ao fazer investimentos em marketing digital. Aumentar a base de clientes é muito importante pra qualquer negócio, mas manter fiéis a que já possui é fundamental.

Um cliente satisfeito irá indicá-lo para seus amigos, colegas de trabalho e comentar sobre as maravilhas que seu produto traz para sua vida.

Não existe um pacote padrão de métricas. É importante considerar quais são os objetivos de comunicação e quais são os canais a serem utilizados. O mais importante é saber definir uma estratégia certa e estabelecer um diálogo relevante com os consumidores.

Antes de qualquer medição é importante avaliar se sua empresa está pronta para mudar a forma de comunicar. O modelo antigo “one way” não funciona nas redes sociais. Estabelecer um diálogo próximo, relevante e honesto pode parecer simples, porém requer uma autoanálise profunda. Sua empresa está pronta?

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