A realidade aumentada é um conceito inovador, que combina a captura de imagens com a projeção de figuras em 3D. Entre a realidade virtual (que cria ambientes gerados por computador) e o mundo real, a realidade aumentada está mais próxima do mundo real. Ela adiciona gráficos, sons, sensações táteis e cheiros ao mundo natural como ele é. É de se esperar que os jogos liderem o desenvolvimento da realidade aumentada, mas esta tecnologia terá muitas aplicações.
Como funciona?
É preciso contar com uma webcam, e não precisa ser uma de última geração. Por meio da câmera, será transmitida a imagem que será combinada com a animação. A partir disso, ela é interpretada por um aplicativo e a imagem capturada será projetada com uma imagem em 3D previamente incluída no aplicativo.
Como a câmera está capturando as imagens em tempo real, ao misturá-las com animações, essa fusão causa um efeito de realidade aumentada. Em muitos casos, são usados QR codes para fornecer o link de acesso à página em que já está preparado o sistema de realidade aumentada que irá interagir com o usuário.
Durante a abertura da Uplinq 2012, em uma demonstração de uso, foi dado o exemplo de uma loja de roupas norte-americana, a American Apparel: ao apontar a câmera para o cartaz de um produto dentro da loja, o usuário é levado para uma página onde pode verificar quais as cores e tamanhos disponíveis, ler comentários de outros consumidores e até mesmo encomendar online, se o item desejado não houver em estoque naquela filial.
O segundo exemplo foi de uma linha de esmaltes Maybelline em que o app tirava uma foto das mãos do usuário e em seguida simulava como ficariam suas unhas com as variadas cores do produto.
O mundo está cada vez mais digital. O mercado está cada dia mais competitivo. Chamar atenção do público de maneira diferenciada é uma excelente estratégia utilizando os artifícios tecnológicos.