No primeiro dia de Agosto o Whatsapp passou mais detalhes sobre os planos de vender propagandas no aplicativo e também um plano de cobrança para o Whatsapp Business, utilizado por empresas para interagir com seus usuários. A ideia é que o Whatsapp Business não seja mais gratuito para empresas em breve, com um valor pago por cada mensagem trocada com cliente.
As propagandas no Whatsapp deverão aparecer em meio aos "Status", os vídeos efêmeros postados por usuários dentro do aplicativo. Para fácil entendimento: será igual ao que acontece hoje no Instagram. Vale notar que o recurso possui 400 milhões de usuários no Instagram, bem menos do que no Whatsapp, com 450 milhões.
As pessoa que não quiserem receber mensagens publicitárias terão essa opção, sem problemas. E então, caso queiram entrar em contato com uma empresa, terão que fazer isso de maneira ativa.
Novidades também chegam no Facebook!
Empresas também poderão comprar anúncios dentro do próprio Facebook com um botão do WhatsApp embutido. Quando os clientes clicarem nesse elemento, eles imediatamente iniciarão uma conversa pelo mensageiro com a dita empresa. Curiosamente, se a pessoa for respondida em até 24 horas, não haverá nenhuma cobrança para o negócio que deseja conversar com os usuários do Whatsapp. Caso contrário, será necessário pagar para responder “mensagens vencidas”.
É difícil saber ainda quanto exatamente o Facebook espera ganhar com essas novidades no Whatsapp, mas essas e futuras novas mudanças no mensageiro verde podem acabar ajudando a rede social a voltar a crescer seus lucros, que têm demonstrado estagnação nos últimos trimestres.
Gostou das dicas? Acompanhe blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e saiba mais novidades das redes sociais.