Ter um site não pode ser considerado que a marca tem uma presença digital, afinal, o site é uma obrigação das marcas hoje. Estudos mostram que o brasileiro é o povo que mais pesquisa na web antes de efetuar uma compra. Quando olhamos para as redes e vemos que 90% dos internautas estão presentes em pelo menos uma delas, sendo que 61 milhões de pessoas já estão no Facebook, começamos a perceber que ter um site é de extrema importância, mas não é a presença digital da marca.
Mas o que seria um trabalho de presença digital? Bom, se as pessoas pesquisam antes de comprar e 95% dos internautas usam o Google no Brasil, qual o primeiro lugar onde a marca tem que estar bem posicionada? Usa-se a rede de afiliados do Google? Entende-se as palavras-chave mais relevantes no site para ajudar na estratégia das campanhas do Google?
Temos 280 milhões de celulares no Brasil, possivelmente que 90% acessem a internet. Como está o seu site para essa linguagem mobile? Há aplicativos para Android?
Serão vendidos mais de 5 milhões de tablets em 2013, seu site abre no iPad? Ele usa os recursos do iPad? Sua revista digital tem interatividade? O iPad é apenas um exemplo por ser o principal, mas o mercado tem diversos outros players.
Segundo uma pesquisa, 80 milhões de pessoas leem blogs mensalmente no Brasil. A marca tem blog? Gera conteúdo relevante ou copia o site? Traz depoimentos? Traz entrevistas? Posta vídeos?
Foram criadas ações com fotos e vídeos para Instagram e Pinterest? Como estão as ações de email marketing e newsletter? Já usou realidade aumentada? O site tem programas de parceria e afiliados?
Pois é, ter um site e estar nas Redes é importante, mas não é presença digital e a marca pode perder importantes impactos, pois o consumidor tem a sua presença digital, ele está em diversos canais e plataformas. As marcas não têm que apenas estar, mas saber estar!
Fonte: EcommerceNews