A presença do Papa Francisco da Igreja Católica no Brasil na semana passada, durante a a Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ), além de tomar conta do noticiário na maioria dos veículos de comunicação, fez sucesso também nas redes sociais, principalmente o Twitter.
Segundo o relatório, as cinco cidades que mais tweetaram sobre o evento foram Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Roma e Guayaquil. Além disso, as principais hashtags usadas durante a Jornada Mundial da Juventude foram #JMJ, #rio2013, #JMJRio2013, #PapaFrancisco, #WYD, #Copacabana, #GMG, #FOTO, #Rio e #MareFidei.
Na semana passada – entre os dias 22 e 28 de Julho – a cobertura da visita do Papa e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), feitas pela Rede Globo, foram a programação televisiva mais comentada no Twitter. A TV Globo, inclusive, deslocou alguns de seus programas ao longo dos últimos dias para transmitir missas e pronunciamentos do Papa Francisco. Até mesmo a Fórmula 1, um dos produtos esportivos mais valiosos da casa, deixou de ser exibida para dar lugar à última solenidade da JMJ. Além da transmissão ao vivo dos eventos, o Papa também era assunto de quase todos os programas da casa. No domingo, 28, o Fantástico exibiu, com exclusividade, a primeira entrevista concedida pelo pontífice a uma emissora de TV no mundo.
Mais Papa no Twitter
Nessa segunda-feira, 29, o próprio Twitter divulgou um balanço sobre o volume de mensagens gerados com a vinda do Papa ao Brasil. De acordo com a rede social, que utiliza dados da Tribatics, uma ferramenta da Zauber Labs, na semana anterior à chegada do Pontífice, os brasileiros postaram 34.918 mensagens a respeito dele e do grande evento. Já na semana da Jornada Mundial da Juventude, esse número saltou para 1,227 milhões de mensagens – sendo cada uma delas com alguma menção ao Papa ou à peregrinação dos jovens no Rio de Janeiro. Ainda segundo o estudo do Twitter, os posts feitos pelo próprio Papa, em português, foram retuitados mais de 36 mil vezes.