No mundo do marketing digital é muito comum utilizarmos siglas para determinar algum termo técnico. Muito tem se falado em SEO, uma técnica para otimização de sites. Junto com ela apareceu o SEM que, além de agregar a otimização, traz também métodos para aumentar a visibilidade do site.
Com a ascensão da comunicação digital, se tornou praticamente obrigatório a presença de empresas para trabalhar em mídias sociais. Dessa necessidade nasceu o termo SMO, um método de otimização em mídias sociais. Agregado a ele veio o SMM, que trata das estratégias em mídias sociais.
Aqui vai uma breve explicação sobre cada uma delas:
SMM: Social Media Marketing, é uma estratégia utilizada com o objetivo de aplicar o marketing em mídias sociais. Apareceu há pouco tempo, veio da necessidade de manter o usuário utilizando a mídia social a favor da empresa, pois não adiantava técnicas SMO se o usuário não se tornava fiel à mídia social. O SMM busca criar conteúdo de qualidade para o usuário e negócios através da colaboração, compartilhamento e engajamento em redes sociais, gerando visibilidade e identidade para a empresa.
SEM: Search Engine Marketing. É uma junção de técnicas onde o principal objetivo é aumentar e melhorar a visibilidade de sites em mecanismos de busca. Além de utilizar o SEO como técnica agregada, o SEM também utiliza técnicas em links patrocinados e display. O link patrocinado é uma maneira de fazer seu site aparecer nas primeiras posições, porém utiliza apenas os dois primeiros resultados do lado esquerdo e o resto aparece no lado direito. Já “display” são anúncios em sites parceiros de determinados buscadores, o Google por exemplo.
SEO: Search Engine Optmization. Seu principal objetivo é melhorar o posicionamento de qualquer site em uma ferramenta de busca. Existem diversas técnicas para implementar o SEO, pois traz muitos resultados positivos para o seu negócio. Podemos concluir que SEO é a união de diversas técnicas que otimizam sites para determinadas palavras-chave.
SMO: Social Media Optimization. É uma estratégia que tem como objetivo aumentar a quantidade de visitantes únicos dentro de qualquer mídia social, o ideal é que a mídia social gere tráfego para o site e o site tráfego para a mídia social, tornando um ciclo vicioso entre ambos, o SEO ajuda diretamente o SMO, ou seja, não existe técnica SMO sem antes existir a implementação do SEO, já que as duas técnicas têm em comum a otimização do website.
Entre em contato com a WK3 Agência de Marketing e Publicidade e saiba mais sobre essas estratégias que são o coração do marketing digital.