O que é Inteligência Artificial e como ela vai impactar no marketing digital?

Será que realmente sabemos o que é Inteligência Artificial? Apesar de usarmos e escutarmos este termo há alguns anos, provavelmente ainda não pensamos nos impactos deste conceito no mundo, inclusive no marketing digital.

Tudo começou com John McCarthy, um professor universitário nos Estados Unidos, que procurou maneiras de ensinar máquinas a utilizar linguagens, solucionar problemas e reproduzir funções humanas. Tudo, entretanto, se restringiu à teoria.

De lá pra cá muitas produções de Hollywood exploraram o imaginário de como seria um mundo com máquinas inteligentes e robôs que realizam funções humanas com excelência.

Quando pensávamos em inteligência artificial no passado, prevíamos robôs e máquinas interagindo com a população de forma quase humana, como víamos nos filmes, séries e animações da TV.

Essas percepções fazem com que muitas ações desses softwares – que já se tornaram cotidianas – passem despercebidas por parte do público.

Hoje só não temos robôs com feições humanas, mas temos a ajuda deles em forma de softwares, sistemas de reconhecimento de imagem e voz, com capacidade de aprendizado e repetição de habilidades feitas por nós.

Alguns exemplos são:

  • Sistemas de Sugestões: Mecanismos de buscas como o Google, plataformas como a Netflix e até mesmo e-commerces se baseiam nos dados de navegação dos próprios usuários para sugerir determinados resultados ou produtos. Com o Machine Learning, o bot consegue relacionar todas as informações coletadas do usuário com os assuntos que ele demonstrou interesse de alguma forma.
  • Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo também está relacionado com o Machine Learning.

Existem plataformas que auxiliam o redator na criação de conteúdos mais relevantes, de acordo com uma estratégia personalizada para cada tipo de situação.

  • Anúncios: Igualmente, os anúncios também podem ser impactados com a inteligência artificial.
    Com a tecnologia, é possível desenvolver publicações totalmente personalizadas para um nicho específico de pessoas.
  • Chatbots: Provavelmente os chatbots são as IA mais conhecidas pelo público geral.

Atualmente, é comum encontrar em diversos sites a presença desses robôs, que também utilizam o Machine Learning para prestar auxílio a usuários em tempo real e a qualquer horário.

Fonte: layerup

Últimos Artigos