De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas doam sangue anualmente, 45% destes doadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de doadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se doadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as doações de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.
Quem pode ser doador de sangue?
- Se tiver entre 18 e 65 anos de idade
- Pese mais de 50 quilos
- Goze de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis
“Oferecer o presente da vida: doar sangue” é o lema da campanha deste ano do Dia Mundial do Doador de Sangue (World Blood Donor Day – WBDD). A mensagem central do WBDD 2013, que comemora este ano o seu 10º aniversário, é a de que “doar sangue é uma prenda que salva vidas”.
As comemorações oficiais do Dia Mundial do Doador de Sangue em 2013 vão acontecer na França, no dia 14 de junho. Promovido pelo Establissement Français du Sang, o evento inclui a realização de um simpósio internacional e diversas atividades que permitam ao público descobrir a importância da doação de sangue.
Segundo especialistas, doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro, mas ainda existem várias dúvidas e mitos em torno da doação. De acordo com a primeira pesquisa sobre o perfil do doador de sangue brasileiro, divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2011, boa parte dos brasileiros ainda tem medo de doar sangue.
Beatriz Mac Dowell Soares, presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, explica que os temores são infundados e que os hemocentros brasileiros garantem a segurança tanto do doador, quanto da pessoa que recebe o sangue. Segundo Soares, os hemocentros conseguem atender os casos de emergência, mas o número de doadores poderia ser maior, principalmente em alguns períodos do ano.