Chama-se de “identidade visual” o conjunto de características que irão representar a instituição para o seu público principal, os clientes e potenciais clientes após um planejamento de marketing.
Sendo assim, a identidade visual está presente nos seguintes itens:
- Logotipo: o conjunto de caracteres ou figuras que são a assinatura de uma determinada marca;
- Papelaria: conjunto de materiais com o logotipo da empresa que circulará entre os dois tipos de clientes, os estabelecidos e os potenciais. Ex: canetas, blocos de papel, pastas, adesivos, etiquetas, etc;
- Veículos: carros, caminhões e outros automóveis ligados à empresa também devem carregar o logotipo empresarial;
- Empresa: a própria empresa deve conter elementos de identidade visual. Esses elementos como letreiros, logotipos, figuras, relativas à empresa e que serão fixadas nas paredes internas ou externas. Outro exemplo possível é a elaboração do logotipo da empresa por meio de plantas existentes no jardim da fábrica ou sede executiva;
- Propaganda: peças de propaganda veiculadas na TV, revistas, jornais e outras mídias impressas ou eletrônicas, também possuem elementos relacionados à identidade visual da empresa;
- Roupas: algumas empresas fornecem uniformes aos seus colaboradores. Esses uniformes também devem conter elementos de identidade visual devendo carregar, ao menos, o logotipo da empresa para fins de identificação e propaganda.
A identidade visual de uma empresa abrange vários aspectos e, todos eles, devem ser levados a sério através de um planejamento de marketing. Nesse sentido, a criação da identidade visual deve fazer parte do planejamento de marketing da instituição, de modo que os objetivos e a relação com a história da corporação estejam aí presentes.
Quanto mais coesa e padronizada for essa integração entre a história da empresa e sua identidade visual, mais verdadeira será a mensagem transmitida aos seus clientes, fator importante que pode ser a diferença entre conquistar clientes ou não.