As festas de fim de ano estão se aproximando e, segundo a e-Bit, o Natal é a data que mais movimenta o comercio eletrônico. Para os comerciantes e prestadores de serviços, vale tudo nesta hora para divulgar sua marca, atrair o cliente, vender seu produto e se relacionar com os consumidores. Cartões e email marketing são boas e eficazes dicas.
Cartões de Natal e Ano Novo são lembranças muito agradáveis de receber. Atualmente, de tão diversificados e customizados que são, podem fazer parte até da decoração da casa durante as festas. Enviar congratulações pelo Ano Novo já era hábito na época antes de Cristo, com os romanos que trocavam mensagens gravadas em tabletes de argila (tijolos).
O primeiro cartão de “Boas Festas” que se tem notícia teria surgido em Londres, no ano de 1834. Conta-se que Henry Coyle, o diretor do British Museum de Londres, ao ficar com preguiça de escrever a mão para todos os seus familiares e amigos, solicitou ao artista plástico John Callicot Housley que elaborasse um cartão que servisse para enviar a todos os seus entes queridos. Deu certo! Depois dos cem cartões enviados por Henry, um editor de livros decidiu massificar a venda.
Hoje em dia, a preocupação em comprar os presentes de Natal para amigos e familiares e a correria da época, faz com que as pessoas optem por praticidade e economia em seu carrinho de compras. Para quem quer vender, agora é a hora de planejar as ações.
O email marketing é uma estratégia ótima de comunicação com os clientes e uma das principais ferramentas para ampliação das vendas. O melhor momento para iniciar a campanha é no inicio de novembro, pois o poder de compra é elevado por causa do recebimento da parcela do 13º salário.
É importante usar a criatividade no email marketing que enviará para o seu cliente! Um infográfico revela que 99% da publicidade de Natal tem o Papai Noel em diferentes versões e 100% dos materiais publicitários usam como símbolo natalino o gorro vermelho.