No primeiro quadrimestre de 2012 as “pureplays”, lojas que atuam apenas no mundo virtual, cresceram 51% a mais do que as “multicanais”, lojas com operação de venda simultânea nos canais físicos e online. Os dados foram coletados de uma pesquisa da Braspag, empresa do ramo de pagamentos em e-commerce que avaliou também o aumento no número de compras no mundo virtual de 127%.
O e-commerce se popularizou no Brasil com o papel de agilizar as vendas on-line e propor maior interatividade e atendimento a seus clientes. De acordo com um levantamento realizado pelo Mercado Livre, o comércio de roupas e acessórios pela internet é uma realidade cada vez mais presente no Brasil e, considerando o ranking de produtos mais vendidos, o segmento de moda vem registrando um crescimento acelerado em comparação com o ano de 2008. Neste mesmo ano, a única categoria de roupa que constava entre as Top 10 era a das camisas de times de futebol enquanto a categoria de calçados, roupas e bolsas estava em quinto.
Atualmente, as lojas online representam 2,3% do varejo total do País e 20% das vendas totais no e-commerce.