Os dispositivos móveis estão mudando os hábitos dos usuários que buscam compartilhar e receber informações através de sites da internet e redes sociais. O computador passou a caber no bolso do internauta e, quanto mais utilidade, melhor. Dispositivos móveis unem o útil ao agradável, economizando tempo e espaço.
Pela primeira vez, o número de brasileiros acessando a Internet através de seus dispositivos móveis ultrapassou o número acessando via PC.
A Opera Software anunciou os resultados de sua pesquisa anual do Opera Mini, navegador que conta com 223 milhões de usuários no mundo, revelando as principais tendências em navegação e uso da Internet no Brasil. Os resultados foram obtidos por uma pesquisa opcional respondida por mais de 5 mil usuários do Opera Mini em todo o país.
Aproximadamente 92% dos respondentes disseram que acessaram a Internet através dos seus dispositivos móveis, e 14% por meio do seu PC em casa. Em 2012, 64% disseram que acessaram a Internet através do PC de casa e 23% usando um dispositivo móvel.
84% responderam que acessam a Internet móvel sete dias por semana. Perguntados se planejavam trocar de dispositivo durante os próximos seis meses, 32% disseram que optariam por um smartphone.
Perguntados sobre qual tipo de anúncio e conteúdo móvel gostariam de ver, mais da metade (54%) responderam que estão interessados em aplicativos e toques, 28% estão interessados em produtos eletrônicos e 28% optaram por entretenimento.
O mesmo aconteceu no início do ano de 2013 com o aplicativo Facebook. O relatório de utilização do Facebook no primeiro trimestre de 2013 mostrou que, pela primeira vez, o número de acessos à rede social por dispositivos móveis superou o de visitas ao site.
A quantidade de pessoas que acessam o site pelo menos uma vez por mês agora já é de mais de um bilhão (exatamente 1.056 bilhão), um aumento de 24,97% em relação ao último trimestre de 2011. Um fator que auxiliou neste avanço foi a grande popularização recente do Facebook na Ásia, especialmente no Japão.
Além disso, 157 milhões dos usuários mensais ativos usam a rede social somente nos seus smartphones ou tablets – crescimento de 107.69% nesta estatística, se comparado com 2011.