O Dia dos Namorados é considerado um dos marcos do comércio, tanto do tradicional quanto do eletrônico. O e-commerce possui cinco datas comemorativas principais, sendo em ordem de ocorrência: o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Natal. Nesses períodos, o faturamento das lojas que aproveitam para divulgar sua marca, realizar promoções e oferecer seus produtos se expande.
Pensando em como estabelecer um marketing digital eficiente que agregue resultados positivos à loja de forma constante, desenvolvemos algumas dicas para destacar as datas comemorativas.
Datas: Além das tradicionais datas comemorativas, nada impede sua loja de estabelecer promoções e divulgações para o Dia da Secretária, para o Dia do Cliente ou, ainda, realizar um “Carnaval de Ofertas”, desde que haja um planejamento de tudo o que se deseja negociar, em qual período, sob quais condições, etc.
Divulgação: Em período de datas comemorativas, quanto mais divulgação for realizada, melhor. Seja em mídias sociais, através de e-mail marketing, investindo em links patrocinados, aplicando produtos nos comparadores de preço, etc. No entanto, há dois princípios para uma divulgação eficiente nesse período de grande concorrência: Primeiro, divulgar para quem vai realmente consumir, ou seja, para o público certo, e segundo: divulgar de forma constante.
Período: Mas sob qual período? O marketing buscando atrair consumidores para as vendas em datas comemorativas deve ser planejado e colocado em prática com antecedência, tanto no comércio tradicional quando e-commerce. Assim como as lojas se enfeitam e já começam a vender produtos relacionados ao tema com dois ou até três meses antes, no e-commerce deve acontecer o mesmo, principalmente se tratando de campanhas mais elaboradas como links patrocinados. Em compensação, veja bem a data de término das promoções e, sobretudo, a previsão de entrega dos produtos.
Logística: Especialmente para e-commerce e lojas que fazem entregas, um fator que pode jogar toda a sua estratégia de marketing e divulgação por água abaixo é a logística, ou melhor, a falha dela. Se a entrega do produto atrasar em uma data especial, pode ter certeza que isso trará dores de cabeça, pois o consumidor se frustrará, especialmente, se um presente não chegar a tempo. Por isso, muito cuidado com a entrega do produto no prazo estipulado e concordado com seu cliente.
Datas comemorativas movimentam o comércio! Aproveite as dicas, estabeleça um calendário e comece a planejar suas ações de marketing e divulgação. Conte com a WK3 Agência de Marketing e Publicidade no seu planejamento!