O último trimestre de 2021 chegou e muitas previsões e tendências estão sendo discutidas por especialistas para o próximo ano. Os últimos anos foram cheios de adaptações para acompanhar as mudanças: de consumo, de hábitos, de rotina, público e vida. A pandemia impulsionou e acelerou ainda mais o uso de tecnologia nas transações comerciais.
O marketing digital é um termo abrangente para todas as atividades que podem ser feitas online para comercializar um produto ou serviço e, diferente do que muitos pensam, o futuro do marketing digital não abordará totalmente o algo feito por máquinas ou robôs.
2022 será o ano de valorizar o toque humano indispensável, mesmo com o crescimento das interações tecnológicas. O conteúdo gerado por máquina junto ao toque humano se tornará uma parte valiosa da estratégia de marketing geral, sendo o diferencial de muitas empresas, como já vemos acontecer hoje nas redes sociais e a forma como as marcas lidam com o cliente.
Os profissionais de marketing devem ser capazes de se adaptar às mudanças atuais para ficar sempre à frente e, por isso, separamos algumas tendências do marketing digital para 2022.
Chatbots
Não há como negar que nos últimos anos os chatbots ganharam popularidade e podem ser encontrados em vários setores hoje, como atendimento ao cliente, bancos, educação e saúde. A crescente importância dos chatbots é porque eles estão se tornando mais e mais inteligentes (e humanizados) a cada dia que passa. Interagir com os robôs significa que agora podemos tirar dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana sem ter que esperar horas na fila do atendimento telefônico ou presencialmente.
Inteligência Artificial no Marketing Digital
A IA está abrindo caminho para o marketing, e uma nova geração de ferramentas de marketing impulsionadas pela IA está surgindo. O principal objetivo da IA em marketing é automatizar processos que antes eram feitos manualmente. Isso economiza muito tempo dos profissionais de marketing para que eles possam se concentrar em tarefas mais importantes, como o desenvolvimento e a execução da estratégia.
A era dos influenciadores
Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas. Ou seja, as pessoas são mais influenciadas pelos indivíduos dos quais se sentem mais próximas.
Social Selling
O social selling, ou venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. Além de um espaço para criar relações de interação entre marcas e público, as redes sociais possibilitam prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles com o objetivo de gerar vendas. LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram são plataformas que já contam com espaços específicos para vendas online, como: Instagram Shopping, Facebook Marketplace, entre outras, que podem ser integradas a estratégias de social selling.
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