E chegou 2014! É hora de planificar a estratégia de Marketing Online para esse ano. É muito importante analisar quais são as principais tendências regionais do setor.
Dar uma olhada nos novos paradigmas que estão por vir em 2014 no setor do Marketing Online te permitirá definir o melhor mix para seu plano e suas ações. Anote tudo aí!
O marketing móvel em expansão
Os dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks) aumentarão cada vez mais sua penetração na América Latina, aproveitando o amplo terreno que ainda há para conquistar na região. Então, os marketeiros deverão:
- Refinar e direcionar seus esforços comunicacionais e suas ofertas aos diversos canais.
- Assegurar uma presença firme em cada um deles.
- Adaptar seus conteúdos, em sintonia com as características mais visuais e dinâmicas destes dispositivos.
Os aplicativos móveis serão furor
Os aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis continuarão expandindo seus limites. Não estamos falando somente do WhatsApp ou das versões móveis do Twitter e do Facebook. Existem aplicativos de todos os tipos e o desenvolvimento destes representa em nível empresarial uma grande oportunidade para, por exemplo, gerar vendas!
Conteúdos mais visuais e interativos
Os conteúdos publicados nos sites e blogs deverão ser mais dinâmicos e interativos. Por sua vez, será cada vez mais importante a capacidade de simplificar e transmitir de maneira mais concreta e visual mensagens sem perder qualidade.
Tenha em conta que as telas tendem a ser cada vez menores e a capacidade de atenção dos consumidores mais limitada. Dentro deste contexto, uma das ferramentas que terá cada vez mais peso é o vídeo marketing.
A produção de vídeos não se limita meramente à publicação de conteúdos em vídeo em canais como YouTube ou Vimeo, mas também implica a incorporação de conteúdos audiovisuais em peças como posts em um blog. A chave principal é adicionar interatividade, aumentando o envolvimento e a viralidade dos conteúdos.
SEO: busca semântica e por voz
Em linha com a expansão dos dispositivos móveis, as últimas atualizações e modificações gerais implementadas pelo Google em seu algoritmo nos fazem perceber que o gigante da web escutou o chamado do Marketing Móvel.
A incrível melhora de suas tecnologias de busca por voz e a implementação da denominada busca semântica são claros exemplos disso.
Redes Sociais: múltiplas, segmentadas e mais visuais
O Social Media Marketing através de Twitter, Facebook e LinkedIn já não é suficiente. Redes sociais de nicho e aquelas mais visuais como Pinterest, Vine ou Instagram continuarão crescendo, em parte devido ao desenvolvimento de suas aplicações para mobile.
Devido ao grande poder de compartilhar imagens e vídeos de maneira rápida e atrativa, estas redes aumentarão como nunca antes a difusão dos distintos conteúdos gerados pelas empresas e propiciarão a construção de um vínculo sólido entre o público e as marcas.
Big Data, melhores ofertas
A análise do Big Data já não poderá ser deixada de lado. Esses grandes volumes de informação dos clientes resultará em uma maior compreensão do comportamento deles na hora de comprar online, este muito mais dinâmico e instintivo, estimulado pelos dispositivos móveis e em melhores estratégias de comunicação e Marketing.
Uma das principais consequências do crescimento dos orçamentos dedicados a obter esta informação estatística, é a expansão do que chamamos de ad-retargeting. Vocês sabem o que é isso?
Basicamente, a partir dos cookies instalados em cada site, podemos rastrear as pistas que vai deixando o público em diferentes lugares. Isso permite ir elaborando um perfil de seus gostos e interesses. O resultado: banners e ofertas que respondem exatamente ao perfil da pessoa em questão.
E-mail marketing mais intuitivo
Seguindo os passos do paradigma móvel, o E-mail marketing continuará evoluindo para adaptar-se às características tecnológicas dos dispositivos móveis e às necessidades dos contatos. Estamos falando principalmente de 2 tendências que durante 2014 crescerão notavelmente:
- E-mail marketing móvel: Templates e conteúdos desenvolvidos especificamente para este canal surgirão como nunca antes, permitindo chegar mais perto dos assinantes onde quer que eles estejam e conseguindo que a campanha chegue além dos computadores e notebooks.
- Campanhas automatizadas: O acesso cada vez mais detalhado para as atividades dos clientes na web fará com que as campanhas enviadas habitualmente se incorporem como nunca antes em campanhas automatizadas enviadas em resposta a uma determinada decisão do cliente no website.