Uma agência de marketing e publicidade pode proporcionar vários benefícios à uma determinada empresa, fazendo com que a comunicação com os clientes melhore, a apresentação visual ganhe mais consistência e as vendas aumentem. Observe:
Planejamento: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) afirma que uma das maiores causas de falência das empresas brasileiras é a falta de um plano de marketing bem definido. As agências de marketing são as empresas mais indicadas para uma consultoria no que diz respeito à elaboração de um plano de marketing;
- Digital: uma agência de marketing pode fornecer as ferramentas necessárias para que uma determinada empresa possa se comunicar de maneira simples e efetiva com seus clientes pela web. Aqui entram as ferramentas para planejamento de marketing digital, bem como a publicidade digital e o relacionamento em redes sociais;
- Marca: desenvolvimento de uma marca forte capaz de gerar boas lembranças entre os clientes;
- Visual: produz visível melhora no visual de apresentação da empresa, tornando-a mais agradável ao sentido da visão e, em alguns casos da audição (vide as marcas que possuem sonorização, como é o caso da Intel);
- Vendas: se a agência de marketing fizer um bom trabalho, o aumento nas vendas é quase instantâneo;
- Comunicação: melhora os níveis de comunicação com o consumidor, tanto o consumidor digital quanto o consumidor convencional;
- Impresso: apesar da ascensão do público digital, o público analógico (que prefere materiais impressos) ainda é muito grande. As agências de marketing podem fazer um plano todo especial para atingir esses consumidores por meio de folders, catálogos e materiais para papelarias, dentre outros;
- Alvo: ajuda apontar o fluxo de trabalho, serviços e produtos para um público-alvo definido com base em estatísticas e várias ferramentas de marketing comprovadas ao longo da história;
- Valor: os serviços de uma agência de marketing agregam bons valores à marca, fixando-a de maneira positiva na mente e no coração dos clientes;
- Know-how: geralmente, o pessoal que trabalha numa agência de marketing possui ampla bagagem na área. Eles atendem todos os dias uma variada gama de clientes, o que lhes dá um know-how (experiência prática) acima da média, fator que pode contribuir para o sucesso da empresa contratante.
Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela atuação de uma agência de marketing no processo de gestão empresarial. A grande maioria dos contratantes ficam satisfeitos com a contratação, pois as mudanças para melhor são evidentes.