Pelo segundo ano consecutivo, a Coca-Cola ocupa a primeira posição no ranking Brand Footprint que determina as marcas mais escolhidas pelos consumidores no mundo todo.
O resultado do ranking global foi divulgado esta semana, dia 14 de maio e avaliou mais de 200 categorias de bens de consumo em 35 países, com uma amostra representativa de mais de 956 milhões de domicílios.
O Top 5 é composto por:
1º Coca-Cola
2º Colgate
3º Nescafé
4º Maggi
5º Pepsi
Os números são baseados no consumo dentro dos lares, e por isso diferentemente dos rankings tradicionais que estimam o valor de mercado das marcas, a partir principalmente de índices financeiros, a colocação no ranking Brand Footprint depende objetivamente da quantidade de vezes que uma marca foi escolhida pelo consumidor no ponto de venda.
A pontuação mensura o número efetivo de pessoas responsáveis pelas compras do lar que adquiriram os produtos e qual foi a frequência de aquisição, ao longo de um ano.
Apenas 16 marcas foram escolhidas mais de um bilhão de vezes pelos consumidores, no mundo todo, entre outubro de 2012 e setembro de 2013.
Coca-Cola segue no primeiro lugar também no Brasil
A Coca-Cola foi a vencedora, também pelo segundo ano consecutivo, na versão brasileira do ranking das marcas mais escolhidas. Ypê, em segundo lugar, e Colgate em terceiro lugar, também mantiveram suas posições.
Tang, que subiu um posto para assumir a quarta colocação, e Omo, que caiu para a quinta posição, completam o Top 5.
No Brasil, o estudo envolve 170 categorias dentro dos setores de bebidas, alimentos, higiene e beleza, saúde e limpeza. Não são levadas em conta marcas próprias, nem as categorias de tabaco, fraldas, baterias, pet food, produtos frescos e bebidas alcoólicas que não sejam cervejas.
Quer saber como trabalhar sua marca para que ela se destaque das demais? A Smart WK3 conhece as melhores estratégias de marketing e publicidade para impulsionar seu negócio. Fale com a gente e descubra como!