Começa nesta segunda-feira (25) a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. É a doação que abastece os estoques de sangue e torna possível a distribuição para todos os pacientes que necessitam de sangue nas unidades de saúde. Atualmente, 1,5% da população é doadora de sangue no Brasil, sendo que o ideal seria 3%.
A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.
Neste ano, a Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, aproveitará a data para homenagear esses especiais cidadãos que vêm fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.
Na última semana de novembro, as pessoas que forem doar na Fundação contarão com uma recepção diferenciada, sendo que os doadores do Posto Clínicas poderão participar de uma série de eventos que estarão acontecendo na unidade.
A atividade tem o objetivo de incentivar esse ato que pode salvar muitas vidas. Ao doar 450 mililitros de sangue a pessoa pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, tais como hemácias, plaquetas, plasma e outros e, em uma só doação, pode beneficiar casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.
Confira alguns cuidados que são necessários para doar:
- Nunca doar em jejum, refeições pesadas aguardar 2h;
- Idade entre 18 e 67 anos;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Boas condições de saúde;
- Não fazer uso de antibióticos/ antiinflamatórios (15dias), vacinas (1mês);
- Se mulher, não estar grávida/ amamentando;
- Não ser portador de Chagas, sífilis, hepatite ou HIV;
- Não ter tido convulsões após os 2 anos de idade;
- Não ter frequentado região de malária nos últimos 6 meses;
- É indispensável a apresentação do documento com foto.