Os Trending Topics ou TTs são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as hashtags (#) e nomes próprios. O recurso de Trending Topics usa por padrão a abrangência total (worldwide), mas também é possível filtrar por países ou cidades.
Estes são os principais assuntos que entraram na lista de “Trending Topics” da rede social de microblog Twitter nesta quarta-feira, 17 de julho de 2013. O Twitter mede os assuntos do dia em todo o mundo e também entre os usuários do Brasil e de duas cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro.
Deep Web (web profunda): tuiteiros escrevem sobre a internet subterrânea aparentemente sem um motivo especial. Deep Web seria uma parte gigantesca da rede escondida e sem controle, onde tudo seria permitido e que usuários regulares não conseguiriam acessar. Essa internet teria até 400 vezes o tamanho da web visível.
#AnittaTalarica: tag surgiu em comentários sobre suposto relacionamento que a cantora de funk teria tido com o MC Daleste, que morreu após levar tiro durante um show no início de julho. Muitos internautas dizem que é apenas boato.
#MADEINTHEUSAVIDEO: tag sobre o novo clipe “Made in the USA”, de Demi Lovato. Tópicos relacionados: #MITUSAMusicVideoPremiereToday (MITUSA reúne as iniciais das palavras do título da música) e Demi Lovato.
#FeiticeirosNaGlobo: longa-metragem “Os Feiticeiros de Waverly Place – O Filme” foi a atração da Sessão da Tarde, da TV Globo.
#ProgramaDaTarde: tópico para escrever sobre o programa exibido pela Record.
#Corinthians: tópico sobre o time paulistano que decidiu a Recopa Sul-Americana contra o São Paulo.
Best Song Ever: tópico é o título de nova canção do One Direction que vazou na internet nesta data. Fãs elogiam a música e divulgam links com a informação.
Os Trending topics do Brasil foram mensurados às 17h12.
O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o “consumidor” a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser melhor explorada para esse fim.
No artigo publicado em 14 de abril de 2009, no The New York Times, a jornalista Claire Cain Miller afirmou que a utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para aquelas empresas que desejam ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles. A Dell, por exemplo, percebeu que os clientes estavam reclamando de que o apóstrofo e as teclas de retorno estavam próximas demais no laptop Dell Mini 9. O problema foi reparado. Na Starbucks, os clientes costumavam reclamar deixando notas em uma caixa de sugestões. Agora, eles podem também enviar a reclamações ou sugestões via Twitter.