Realidade aumentada: saiba mais

Um catálogo de apresentação de um empreendimento imobiliário, desses entregues nas sinaleiras, é apenas uma folha de papel, que se resume às informações ali impressas, certo? E, se ao apontar a câmera do seu smartphone para esse papel, você puder ver o prédio que está sendo construído em uma imagem 3D ou fazer um tour virtual pelos apartamentos, tocando na tela e acessando informações como preço, número de dormitórios e áreas de lazer do edifício?
Com a tecnologia de realidade aumentada (RA), isso é possível. O conceito, que foi desenvolvido na Alemanha, já existe há muitos anos e prevê a integração do mundo real e do virtual, através da captação das imagens feitas com uma câmera. Mas, ainda está bastante restrito aos laboratórios e universidades, com poucas aplicações comerciais.

O que ativa o aplicativo da realidade aumentada é a imagem. Então, basta o usuário apontar a câmera do seu smartphone ou tablet para uma imagem, previamente cadastrada, para poder ver, na tela, informações além daquelas que estão no papel. Parece mágica, mas é tecnologia.

A foto de um jogo do Internacional vira um vídeo com os gols da partida; um santinho em papel de um candidato à presidência passa a transmitir o vídeo de um comício, e o logo de uma montadora de veículos pode ampliar o conteúdo para imagens do carro e links com informações sobre os itens de segurança.

Para saber como acessar esse conteúdo em cada campanha feita pelas empresas, os usuários serão orientados a baixar o aplicativo que se comunica com símbolos previamente criados nessas imagens.

Últimos Artigos