Um dos maiores patrimônios de uma organização empresarial é o seu nome, sua marca e a imagem que esta marca projeta diante de seu público. Ao se comunicar com seu público, e possuindo um manual da marca, a empresa transmite a mensagem do seu nome e, ao comprar o produto ou serviço, o consumidor adquire, na verdade, um conceito de identidade e imagem.
É importante, então, ressaltar a relação entre marca e identidade visual. A marca, o logotipo, a tipologia e o esquema de cores fazem parte da identidade visual da empresa e constituem a assinatura pela qual a marca é vista.
Toda identidade visual deve possuir um manual que vai estabelecer o conjunto de elementos que expressa a sua identidade. O manual da marca contém um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a preservação das propriedades de uma marca, de maneira que facilite a propagação correta, a percepção dos consumidores, a identificação e memorização.
Os benefícios de ter um bom manual da marca são inúmeros e entre eles, facilitar para a empresa realizar alterações no logo, como a escala de cores e as aplicações de fundo. Além disso, com um manual, é possível evitar erros na impressão ou aplicação do logo, economizando assim, tempo e dinheiro.