O novo recurso disponibilizado no Facebook vai mostrar para as marcas o que as pessoas estão falando sobre ela. Devido ao potencial que perceberam do “boca-a-boca” como disseminação de informações nas redes sociais, a ferramenta mostra as atividades dos fãs em relação às publicações na página.
O objetivo é dar o retorno para o administrador da página sobre seus posts e hierarquizar as páginas com base no falatório gerado. Ou seja, quanto mais propensa a intervenções for uma página, maior será a sua visibilidade.
Além disso, as 500 mensagens mais recentes também serão listadas. Outros indicadores serão apresentados no topo da página das marcas e medirão o engajamento dos usuários na Fan Page: quantidade de usuários que interagiu, posts no mural de uma página, likes, comentários, a partilha dessa página ou do conteúdo publicado nela, respostas a questões colocadas por fãs da página, menções à página, partilha de promoções e ainda check-ins associados.
Com isso, cai aquela importância que as marcas dão ao “Curtir”. Quem achava que os likes por si só são um indicador de pobre qualidade, tem agora oportunidade de testar a popularidade da sua página com uma métrica bem mais apurada. O engajamento passa a ser o principal e as marcas terão as ferramentas para avaliar quais peças ou conteúdo tem maior aceitação entre os usuários.
Agora mais do que conectar com fãs, as marcas tem que se dedicar a influenciar os amigos de seus fãs.
Sendo assim, dá pra concluir que as marcas precisam trabalhar cada vez mais sua presença nas redes sociais pois muitos usuários podem desanimar com a baixa quantidade de pessoas que falam de uma determinada página, julgando que o seu conteúdo pode não ser tão atrativo, por exemplo.