O fim do ano está chegando e com ele a decoração de Natal de muitas cidades faz com que o período seja carregado de muitas expectativas. Shoppings, ruas, praças e avenidas ficam enfeitados com muita luz e artigos natalinos.
A criatividade na montagem atrai muitas pessoas que querem prestigiar o espetáculo natalino. Sabendo disso, lojistas de diversos shoppings investem muito para proporcionar diferenciais e atrair os consumidores.
A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) prevê um aumento de 15% no volume de vendas neste fim de ano. Não é a toa que o Barra Shopping, no Rio de Janeiro, investiu R$ 5 milhões nas ações do período, incluindo promoção e decoração de Natal do seu espaço.
Esta é uma excelente época para que lojistas e administradores invistam em marketing através de promoções e sorteios para atrair a atenção dos visitantes. Muitos se aproveitam da presença nas mídias sociais para alavancar vendas e estabelecer melhor relacionamento com seu público.
Sorteios de carros e produtos de alto valor são comuns serem sorteados como estratégia para atrair clientes. Maria Fernanda, gerente da BRMalls, explica em entrevista o porquê o grupo não esta mais centrado em ações deste tipo: “As promoções de shopping se tornaram muito parecidas. Virou commoditie sortear carros ou itens similares. Por isso a decoração de Natal é um diferencial. Ela ajuda a criar um clima e uma atmosfera única e isso tem um forte poder de atração para os consumidores. Há uma expectativa da parte deles por este visual natalino ao longo dos meses de novembro e dezembro”
Segundo Maria Fernanda, a decoração de Natal de shoppings tornou-se uma atração para toda a família no período da noite e por isso é um item tão importante na estratégia de marketing.
De acordo com o IBGE, a massa salarial do brasileiro aumentou nos últimos três meses para R$ 3,1 bilhões, um acréscimo de 8,5% em relação a 2011. Com mais dinheiro no bolso, o consumidor deve gastar mais neste Natal.