O Black Friday chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em cupons de descontos (Cupom.Org). O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Os descontos oferecidos no Brasil são mais modestos que os americanos, chegando a 40% em produtos de diferentes categorias. Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday brasileiro também acontece anualmente na quarta sexta–feira de novembro.
Este ano, no Brasil, a “Black Friday” terá a participação de ao menos 300 lojas virtuais, incluindo grandes varejistas como WalMart.com.br, Magazine Luiza, TAM, Netshoes, Americanas.com, Shoptime, Submarino, entre outros, de acordo com o portal Busca Descontos, que coordena o evento em parceria com algumas redes no país. As lojas prometem oferecer descontos que podem chegar a 75%.
A história por trás da origem da Black Friday é um tanto quanto nebulosa, uma vez que não há um marco exato para a criação da data. Para se ter uma ideia, há quem diga que a expressão “Sexta-feira Negra” nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.
No entanto, isso nada tem a ver com as promoções que todos adoram. De acordo com o linguista Ben Zimmer, a teoria mais aceita sobre o surgimento da Black Friday acredita que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos.
A Black Friday é tão importante para o comercio que apesar de não ser um dia de feriado oficial, as autoridades promovem entre os diretores que seja concedido o dia de folga para os trabalhadores para que aumente o número de compradores nas ruas norte americanas.