O ano está praticamente no fim e a grande maioria das pessoas já começa a planejar e pesquisar destinos para passar as festas de final de ano e férias. A publicidade online tem ganhado muita relevância na área do turismo pois destinos de viagem tem sido cada vez mais procurados na internet.
A publicidade online tem como propósito influenciar a compra de produtos ou contratação de serviços por meio de anúncios na internet.
Farouk Azank, gerente de negócios do Turismo do Google Brasil, afirma que em comparação com 2011, até o final do ano, 2012 terá um balanço de 25% de vendas online de viagens, chegando a US$ 6.32 bilhões no Brasil, de acordo com estimativa do eMarketer.
A publicidade online é importantíssima para as agências de viagens, hotéis, pousadas e serviços voltados para o turismo, uma vez que 82% das aquisições de produtos de turismo daqueles que possuem acesso à internet, passam pelo ambiente online, sendo que grande parte (46%) das pessoas pesquisam apenas neste meio, conforme Azank.
Graças ao Google Maps e o Street View, ferramentas de busca por endereços que “transportam” a visualização do viajante para o local, e permitem “andar” pelas ruas e principais pontos turísticos sem sair de casa, é mais fácil ter uma noção do melhor local para reservar hotéis e estadias.
Os profissionais do turismo precisam seguir esta grande tendência da web e aproveitar as oportunidades que a publicidade online tem a oferecer. Farouk Azank afirma que as agências de viagem precisam estar antenadas com as tendências de busca, para então oferecerem pacotes ou conteúdo relevante aos usuários.