A transformação digital é uma oportunidade extraordinária para as empresas, permitindo que aproveitem a conectividade, as tecnologias digitais e a inovação para ir mais longe e rentabilizar as suas operações, consolidar o seu modelo de negócio e manter vantagens competitivas. Além disso, leva a uma forma diferente de fazer marketing, com resultados que passam pela melhoria da experiência do usuário, aumento do reconhecimento da marca na esfera digital, aumento das vendas com processos analíticos ou fidelização de clientes, entre muitas outras questões.
A transformação digital envolve revisar, repensar e redesenhar os processos internos de comunicação e colaboração e o relacionamento com nosso ambiente (clientes, usuários, fornecedores e parceiros), além de repensar os modelos de negócios e a forma de trabalho das empresas.
Se o cliente está na Era Digital, você deve se digitalizar!
O cliente tornou-se digitalizado (a um ritmo muito mais rápido que as empresas), e seu processo de compra também foi digitalizado: grande parte da pesquisa, informação, comparação, precificação é feita em ambientes digitais.
Confira algumas dicas de marketing na Era Digital:
- Orientação para o cliente: temos de conhecer os clientes, atraí-los, vinculá-los, retê-los e, sobretudo, colocá-los no centro de toda a nossa atividade.
- Omnicanal: temos que dar aos clientes o que eles precisam, quando precisam e pelo canal que escolherem: escritório, telefone, e-mail, Web, WhatsApp, Facebook e etc.
- Orientação para o cliente: temos de conhecer os clientes, atraí-los, vinculá-los, retê-los e, sobretudo, colocá-los no centro de toda a nossa atividade.
- Produtos diferenciados: estamos em um ambiente onde a diferença entre um produto e outro é mínima e os preços são muito semelhantes, então a chave é pensar em como nos diferenciar.
- Experiência do cliente: ou criamos uma experiência significativa para os clientes no seu processo de compra e na sua posterior gestão (é aqui que a mediação tem de acrescentar o seu valor), ou, caso contrário, preferem optar por um modelo de self-service.
- Transformação digital: também estamos em um momento em que:
– O processo de compra foi digitalizado (talvez não em todas as suas fases, mas em muitas delas).
– O cliente agora tem voz e exige comunicação bidirecional com as empresas (principalmente pelas redes sociais)
– O cliente sabe que as empresas têm muitos dados sobre ele e espera que isso ajude a personalizar as comunicações e ofertas que lhe são dirigidas.
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