A pandemia causada pelo COVID-19 pegou todo mundo de surpresa e desde então a palavra de ordem é “adaptação”. A rotina mudou, os hábitos mudaram e, consequentemente, o consumo também. Muitos foram os impactos globais da pandemia e, ao que tudo indica, algumas transformações vieram para ficar.
Empresas que antes prezavam pelo trabalho presencial, adotaram o home office ou modelo híbrido, artistas passaram a se apresentar online e consumidores transformaram sua forma de comprar.
Tudo aconteceu muito rápido e as lojas virtuais viram a possibilidade de expandir ainda mais o seu público e suas vendas.
O que mudou?
Segundo o Compre&Confie, empresa de segurança digital para compras na web, só em abril, o setor faturou mais de R$ 9,4 bilhões, o que representa um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.
O que podemos esperar do futuro próximo?
Métodos de pagamento: PicPay, PayPal ou até criptomoedas.
Com o isolamento, as pessoas ficaram cada vez mais conectadas com diferentes partes do país e até do mundo. Ficou cada vez mais comum buscar e comprar produtos de um continente diferente. Por isso, a tendência é que os métodos de pagamento fiquem cada vez mais flexíveis, sendo uma forma mais acessível de compra para estrangeiros.
Ecologia e sustentabilidade: embalagens biodegradáveis e redução do uso de plástico.
75% dos clientes querem receber seus produtos com menos embalagens. Pensando nisso, muitas empresas estão mudando sua forma de envio não apenas para ajudar a natureza, mas também para aumentar suas vendas, já que a tendência é que a pauta ambiental fique cada vez mais visível.
Logística: celeridade na entrega e protocolos de proteção e segurança do COVID-19.
Durante a pandemia foi notado uma lacuna nesse mercado, incentivando o surgimento de melhorias e grandes inovações no setor.
Inteligência artificial: Machine Learning cada vez mais presente no e-commerce.
Ferramenta identifica padrões de comportamento do usuário e pode prever hábitos de consumo de uma pessoa em determinado setor ou loja, proporcionando experiências melhores e mais personalizadas ao cliente
Se sua empresa ainda não está acompanhando as tendências do e-commerce, esta é a hora de começar!
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Fonte: ecommercebrasil