O engajamento do consumidor é um dos maiores desejos das empresas que querem crescer. Elas entendem que a voz de seu cliente é muito importante e por isso precisa ser ouvida.
A dificuldade aqui é estimular esse engajamento, fazendo com que ele seja cada vez mais natural e recorrente. Afinal, não existe fórmula secreta para fazer com que os clientes se sintam estimulados a interagir com a sua empresa mas existem alguns métodos:
ENTENDER O QUE O SEU CONSUMIDOR GOSTA
O primeiro passo para aumentar o engajamento do consumidor é entender do que ele gosta. Você não precisa falar unicamente sobre a sua empresa nas suas redes sociais, por exemplo. Aborde outros assuntos que sejam do interesse do seu público e que ainda estejam dentro do seu mercado de atuação.
Por exemplo, se você trabalha a comunicação de um hotel, você pode (e deve) citar outros temas, como passeios turísticos, turismo de aventura etc.
Entrar no universo do seu cliente e falar sobre os interesses dele, além de só sobre a sua empresa, pode estimular esse maior engajamento.
DIALOGAR PARA PROMOVER O ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR
Outro ponto fundamental é estimular o diálogo. O que empresas como Netflix fazem muito bem é abrir as publicações em suas mídias sociais para a discussão dos usuários. Postagens que convidam a comentar, compartilhar alguma história ou marcar amigos, por exemplo, podem ser fundamentais para abrir um canal de conversa informal com seus seguidores.
A vantagem de abrir-se ao diálogo nas redes sociais? Aumentamos o alcance orgânico das publicações com um maior número de interações.
O cuidado aqui é não fazer publicações que sejam muito genéricas. A ideia é criar algo criativo, diferente, que realmente intrigue o seu público e faça com que ele interaja com o que você publicou.
OFERECER BENEFÍCIOS AO CONVIDÁ-LOS PARA PESQUISAS
Uma outra forma de aumentar o engajamento do consumidor é oferecer benefícios ao fazer pesquisas. Descontos e brindes são uma ótima forma de estimular a interação.
Utilize também a estratégia de presentear seu cliente quando ele traz outros com sua indicação. Ligado a um programa de fidelidade, esse tipo de estratégia não somente engaja mais o consumidor, mas amplia também sua carteira de clientes.
Além disso, você pode alimentar seu CRM com essas pesquisas, que trazem importantes informações sobre a preferência do seu público, e conseguir oferecê-lo o que ele precisa, no momento certo.
TER UM BOM ATENDIMENTO E UM ÓTIMO PÓS-VENDA
Ter um bom trabalho de pós-venda também é algo capaz de estimular o engajamento do consumidor. Isso porque, quanto mais à vontade o seu cliente está em conversar com você, mais ele se sente ligado à sua empresa; seja para comentar suas publicações nas redes sociais, seja para indicar o produto/serviço para os amigos.
O bom atendimento também ajuda! É preciso ter uma equipe de vendas bem treinada e capaz de:
– lidar com todas as objeções de compra
– entender o que seu cliente realmente precisa
– responder todas as dúvidas que vão surgindo durante o momento de venda
Engajar seu cliente significa estar presente e atento, fazendo com que ele se sinta à vontade. Saber ouvi-lo mostra que você se importa com o que ele tem a dizer e pode ser a chave para um diálogo contínuo!
Fonte: ACP
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