“Pergunte para o google!”, “Pesquise no google!”, “O google vai te explicar!”. Expressões hoje tão comumente utilizadas são fruto de uma iniciativa de dois estudantes de ciências da comunicação que se conheceram em 1995 na Universidade Stanford e hoje abrange busca, doodles, chrome, mapas, google mais, SEO, gmail, hangout entre outros.
Nesta data em que o Google faz 14 anos, assim como em outras especiais como as Olimpíadas, ou aniversário de alguma personalidade, o Google apresenta em sua página inicial, o doodle, que é um logo descontraído e divertido.
O objetivo era criar um mecanismo de pesquisa no servidor da faculdade e hoje conhecemos como Google. O motivo da fama do Google, no entanto, deve ao seu sistema inovador. Os demais sites de busca indexavam o resultado pela ocorrência do termo buscado, mas o PageRank criado pelos pais do Google faz com que os resultados sejam selecionados por relevância (mais cliques, maior popularidade, etc), o que significa uma busca com melhor qualidade.
As buscas frequentes no Google são exibidas como um preenchimento automático e, acredite, procura-se de tudo no Google. Ao digitar “por que os b”, o site exibe alternativas interessantes e inesperadas no autopreenchimento, como: “por que os belgas matavam elefantes”, “por que os Beatles se separaram”, “por que os barcos não afundam”, “por que os bons morrem cedo” ou ainda “por que os boias-frias recebem este nome”.
Se você quer que seu site seja encontrado no Google, deve conhecer o SEO, um conjunto de estratégias responsáveis pela melhoria do posicionamento de sites nas ferramentas de pesquisa. Pesquisas mostram que 60% dos internautas chegam a um site através de um mecanismo de busca e que 90% veem, no máximo, as três primeiras páginas de resultados.
A otimização de sites ou SEO (Search Engine Optimization) gera melhores resultados para você e sua empresa através de mais acessos e, consequentemente, mais negócios de forma rápida e com facilidade.