“Epifania” ou “Dia de Reis”, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, vindos do Oriente e guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a criança, incenso, ouro e mirra.
Muita gente nem imagina, mas o Dia de Reis pelo mundo é mais que apenas desfazer a árvore de Natal e retirar os enfeites. Em alguns lugares, este dia tem o status de festa, marcado por grandes celebrações.
Embora no Brasil os festejos do Dia de Reis sejam mais discretos, ao redor do mundo a data é celebrada com uma série de festas típicas…
Espanha
No país ibérico, a Cavalgada dos Reis Magos é uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis. A festa ocorre de maneira simultânea na maioria das cidades do país. A Cavalgada de Reis simboliza o caminho dos magos depois do nascimento de Jesus.
Filipinas
No Dia de Reis os homens se vestem de Reis Magos e distribuem doces para as crianças pelas ruas.
Vaticano
A data é celebrada no Vaticano com uma grande missa celebrada pelo Papa.
Colômbia
Na noite que antecede o Dia de Reis acontece o Carnaval dos Negros e Brancos na cidade de Pasto, com um enorme desfile, declarado pela Unesco Patrimônio Imaterial da Humanidade.
México
É tradição soltar balões na celebração do Dia dos Reis Magos, na Cidade do México. No país, as crianças ganham presentes neste dia e não no Natal.
No Brasil, até 1967 o dia 6 de janeiro era considerado feriado nacional. Era um dia santo, compondo com o Natal e o Ano Novo os três estágios das festas natalinas. Aos poucos, as comemorações foram sendo deixadas de lado.