Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) demonstrou que o ROI (Retorno sobre Investimento) do e-mail marketing é de, em média, 4.000%. Ou seja, para cada $1 investido, o retorno é de $41, superando até mesmo as mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de Search Engine Marketing ($22,24).
Para auxiliar a sua empresa a otimizar as ações de e-mail marketing, preparamos este material, com dicas essenciais que possibilitam maximizar os resultados.
1) Título é fundamental
O primeiro passo para um e-mail marketing é fazer com que o usuário se interesse e abra a mensagem. Por isso, um título impactante e que chame a atenção é fundamental.
2) Segmente sua base
Quando o seu mailing (relação de e-mails) começa a crescer, ele pode ter diferentes origens e perfis. Isto permite um direcionamento melhor das suas campanhas. Ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing permitem uma segmentação através de tags.
3) Prover muitas escolhas divide a atenção do usuário
Antigamente, eram comuns os e-mails de newsletter, com diversos assuntos desconexos. Porém, estando cada vez mais 'sem tempo', os usuários não ficarão lendo seu e-mail, para saber as novidades da sua empresa. Eles só irão prosseguir se ficar claro que o conteúdo pode ser importante para eles. Por isso, trabalhar em torno de um assunto específico – ao invés de vários – traz um melhor resultado.
4) Realize testes A/B
Qual título você deve usar? Qual cor de botão converte melhor? Estas e tantas outras questões surgem, muitas vezes, no momento de se criar um e-mail marketing. Por mais experiente que possa ser o profissional que está elaborando a mensagem, ele pode errar na escolha. Por isso, um teste A/B deixa claro qual a melhor opção e isto de forma segura: com base em estatísticas.
5) Envie e-mails na quantidade certa
Saber a quantidade ideal é fundamental! Se você enviar muitos e-mails, você poderá importunar seu usuário e, como consequência, ter uma taxa de 'unsubscribe' (pessoas que saem da sua lista) muito grande. Porém, envios muito espaçados poderão fazer com que sua marca fique esquecida, além de limitar suas possibilidades de retorno.
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