Ben Harper, especialista em social data do Socialbakers, empresa especialista em métricas de mídias sociais, resolveu compilar 10 dicas de marketing para páginas corporativas no fim de ano.
As dicas foram formuladas de acordo com os melhores conteúdos postados durante o Black Friday e o Natal de 2012.
1. Crie uma nova estratégia
No Natal, o seu planejamento padrão de marketing pode ir para o espaço. O seu consumidor muda de hábito, você muda de hábito, todos mudam a rotina do restante do ano. Fique atento ao melhor horário e frequência de seus posts neste período. Dependendo do seu produto, seu consumidor está de férias e pode acessar mais conteúdo da sua marca. Atente também aos temas que você irá abordar no fim do ano. Lembre-se: se todo mundo está falando sobre Y, por exemplo, não fará sentido sua marca falar X.
2. Considere o serviço ao cliente
Sua equipe de social media vai dar uma pausa no fim do ano? Então deixe isso claro na sua página, avise quando você vai e não vai responder as dúvidas dos internautas. E se você for um e-commerce, esta dica de marketing é ainda mais importante.
3. Criar imagens personalizadas para a época
Algumas das mensagens postagens da Black Friday envolveram marcas que praticamente fantasiaram suas imagens com peças do período. Que tal colocar um gorro de Papai Noel no seu avatar? Ou criar mensagens especiais para o fim do ano? Isso possibilita que suas mensagens sejam compartilhadas fora do seu público-alvo.
4. Esqueça um pouco o produto e pense no engajamento
Cuidado na hora de postar algo sobre um produto. Sabemos que nesta época, principalmente com o 13º salário dos consumidores, faturar mais é o desejo de todos. Mas lembre-se que vender de maneira agressiva nas mídias sociais não é bom para seu marketing e diminui o engajamento de seus posts.
5. Cubra as preocupações de compra
Se você faz entrega gratuita dos produtos, facilita a devolução ou tem ofertas especiais para o período, deixe seu cliente informado sobre isso. Tais informações podem diminuir problemas consideráveis.
6. Promoções regressivas e diárias
Pensar em alguma ação promocional envolvendo a contagem regressiva do Natal ou Ano Novo também pode ser uma boa para gerar engajamento, aumentar o interesse em seus produtos e conquistar novos fãs para este período de compras crucial.
7. Dê um toque pessoal à sua página
Como já dissemos, que tal colocar algumas renas, Papai Noel, neve, e outros componentes do tipo em sua fanpage? Sem exageros, é claro. Seja criativo no marketing de sua página.
8. Agendamento
Esta pode ser a dica mais óbvia, mas muita marca esquece disso. Provavelmente, sua equipe não estará trabalhando com o mesmo número de pessoas do resto do ano. Agende os posts para momentos cruciais como a meia-noite do dia 24 para o dia 25 e, é claro, deseje um bom ano na virada. Você estará na ceia com sua família, mas sua marca precisa marcar presença neste momento tão marcante do consumidor.
9. Olhe para os dados dos concorrentes em 2012
Caso você utilize o Socialbakers, é possível visualizar os posts de seus concorrentes neste mesmo período só que em 2012. Assim você pode reparar o que funcionou melhor para formar sua estratégia para 2013.
10. Meça suas campanhas
Outra vez, caso você utilize o Socialbakers, analise sua estratégia neste perído. Pense à frente. Guardando os dados de agora, o fim de 2014 será bem mais tranquilo e sua campanha será embasada no sucesso (ou não) das ações do fim de 2013.