Público de diferentes gerações possuem interesses, costumes e hábitos diferentes. A maneira de se comunicar, consumir e se engajar também é outra. As gerações são divididas pelo ano de nascimento e, apesar de parecer óbvio, cada época tem uma característica marcante e um contexto específico. O contexto de cada geração considera os valores culturais, a economia e a maneira de se relacionar com o próximo e com as marcas.
A divisão mais recente (e a mais aceita) é a seguinte:
Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964
Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
Geração Y ou Millennial: nascidos entre 1981 e 1996
Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010
Conhecer as características (ou estereótipos) geracionais é importante para mapear comportamentos, entender os hábitos de consumo e compreender com mais clareza o seu público. Confira algumas características de cada grupo geracional:
Baby Boomers (acima de 57 anos)
Geração X (acima de 40 anos)
Geração Y ou Millennial (acima de 25 anos)
Para a geração Y, o relacionamento de mídia social vem antes da compra. 60% dos Millennials negociam com uma marca que seguem e 59% seguem a marca antes de fazer a compra.
Geração Z (acima de 11 anos)
A Geração Z quer propósito e experiência, sempre, claro, se preocupando com os valores passados e defendidos pelas marcas.
Esta geração está entrando no mercado de trabalho e seu poder de compra está aumentando. Formas tradicionais de venda não cabem aqui!
Gostou do post? Acompanhe a WK3 Agência de Marketing e Publicidade e não perca nenhuma novidade.