Vale tudo no racionamento! Apps controlam o banho, a torneira ligada e calculam conta de água.

São Paulo está sentindo na pele o forte calor deste verão. Altas temperaturas aliadas à falta de chuva faz com que o racionamento de água seja inevitável e indispensável. A seca de São Paulo é a pior dos últimos 84 anos e o Sistema Cantareira atingiu o menor nível da história.

Mas nada de pânico! Ainda podemos (e devemos) adotar medidas de economia. Além de ações práticas em casa, a tecnologia coloca à disposição dos usuários ferramentas que ajudam nessa luta. Vários aplicativos, a maioria gratuitos, para smartphones estão disponíveis e prontos para mostrar como economizar.

Selecionamos alguns aplicativos muito legais. Confira!

 

1- Nossa Água

Nossa Agua

Criado pela Febraban e Instituto Akatum o aplicativo é gratuito  e oferece diversas ferramentas para ajudar a diminuir o consumo e desperdício de água. Além de dicas, o app oferece uma calculadora de banho que contabiliza o uso da água conforme o tempo no chuveiro e ainda um game sobre vazamentos.

 

2- Iwater

 

iwater

Este app calcula o gasto de água em atividades do dia a dia como, por exemplo, um banho demorado ou uma lavagem de carro com mangueira. Guarda também um histórico de consumo e traz curiosidades e informações sobre recursos hídricos no mundo. Também é gratuito e está disponível na internet para download.

 

3- Sai desse Banho

 

sai desse banho

O nome já diz tudo! De maneira divertida, este aplicativo castiga com uma música irritante àqueles que ultrapassarem o tempo programado para o banho. Depois do banho, você poderá ver estatísticas relacionadas à quantidade de litros de água que você já economizou. Há ainda um balanço geral que mostra a sua evolução, deixando claro o quanto você está contribuindo com o meio ambiente. É gratuito para iPhone.

 

4- Calculadora de Sonhos

 

bann-calculadora-de-sonhos

Elaborado especialmente para moradores da cidade de São Paulo, a SABESP elaborou uma ferramenta que permite controlar o consumo e projetar o desconto que pode ter na conta de água o usuário gasta a cada banho, quando escova os dentes ou mesmo quando faz a barba. Está disponível no sistema Android.

 

Dica extra:

 

nossaagua

A página nossaaguasp.com permite a visualização da situação dos mananciais em São Paulo através de um infográfico. Nele é possível ver a porcentagem do volume armazenado da represa, a pluviometria (quantidade de chuva que cai medida em milímetros) do dia, a pluviometria acumulada do mês e a média pluviométrica histórica. O site trabalha com informações fornecidas pela SABESP, e você só precisa escolher os dados de qual represa que quer ver e tudo aparece automaticamente.

A WK3 Agência de Marketing e Publicidade está sempre preocupada com o meio ambiente e com o uso consciente da água. Fique atento para mais dicas em breve!

 

Últimos Artigos