O número de brasileiros que usam a internet alcançou 70% da população em 2018, o equivalente a 126,9 milhões de pessoas. Com tanta gente conectada, as plataformas digitais passaram a ser uma opção para resolver um grande problema do país: o desemprego.
Se você quer conseguir emprego mas nunca deu muita atenção para o que publica nas redes sociais – e o que é publicado pelas empresas – é bem provável que esteja perdendo boas oportunidades de conquistar uma vaga. Cada vez mais as empresas utilizam redes sociais para buscar determinados perfis profissionais. E também para dar uma espiadinha nos candidatos.
Esses sistemas oferecem uma série de facilidades, principalmente a remoção de barreiras de distância, possibilitando estar sempre em contato. Há também diversas oportunidades de troca de informações sobre empregos, estágios, estudos, cursos, entre outros.
É importante conhecer o objetivo de cada uma das mídias sociais, e entender a melhor forma de tirar proveito de seus recursos. Como o conteúdo muitas vezes pode ter caráter público, é interessante tomar cuidado na postura adotada, mantendo sempre uma imagem positiva. Diversos recrutadores fazem pesquisas nas mídias sociais para conhecer melhor os candidatos.
São muitas as redes sociais existentes atualmente, e apesar de a maioria ser destinada ao público em geral, algumas delas são específicas para quem está atrás de emprego ou procurando um reposicionamento profissional.
Facebook
Considerada a maior rede social do mundo, atualmente conta com mais de 900 milhões de usuários. Através dela é possível participar de grupos específicos para anúncios de vagas de empregos, estágios e concursos. Além destes grupos, é possível ainda aumentar a rede de contatos e interagir com pessoas que atuam na mesma área, aumentando assim as possibilidades de encontrar uma boa oportunidade.
Twitter
O Twitter é uma poderosa rede de contatos que conta com milhões de usuários em todo mundo, incluindo diversas empresas que utilizam a plataforma para divulgar vagas e encontrar possíveis funcionários. O engajamento entre os usuários é também uma estratégia para uma boa indicação de emprego.
LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social especializada em carreira, sendo possível cadastrar e atualizar constantemente seu currículo, que fica disponível aos usuários. É possível ainda adicionar pessoas, solicitar recomendações e indicações de vagas e empregos. Diversas empresas e recrutadores utilizam o LinkedIn em busca de profissionais específicos para determinadas vagas. É possível ainda participar de grupos de determinadas áreas profissionais e especificar diversas habilidades.
Aproveite as redes sociais para ampliar seu networking e o início do ano para repaginar suas redes sociais e alcançar o tão esperado emprego!
Gostou das dicas? Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e compartilhe sempre boas ideias!
Fonte: Guia da Carreira / Vaga.com