Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama

Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama. E o principal alerta é pra importância dos exames preventivos. No Brasil, são registrados 50 mil casos novos todos os anos.
Quando tem campanha com mais gente trabalhando, carreta de exames circulando, fica tudo mais fácil. Diferente da rotina nos interiores e periferias do Brasil.
A campanha Outubro Rosa existe exatamente para que, no mundo todo, as mulheres enfrentem as dificuldades, o medo e a falta de tempo e façam os exames. Porque o que os médicos encontram em imagens pode fazer diferença no tratamento e no futuro.

De onde vem este nome?

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa..

As empresas não podem deixar passar em branco!

Muitas empresas aproveitam este mês para promoverem a campanha do outubro rosa para suas funcionárias através de atividades dentro da própria empresa e no horário de expediente.

Toda empresa deve divulgar dados sobre o câncer de mama e promover ações para a conscientização de seus funcionários e clientes, por meio de palestras e outras atividades, como caminhadas e campanhas externas, demonstrando a responsabilidade social da sua empresa. As lojas podem manter vitrines e letreiros iluminados com a cor rosa, por exemplo. Nos escritórios, pode-se convidar todos a se vestirem com alguma peça de roupa rosa durante o mês de outubro ou a adicionarem o lacinho rosa ao vestuário ou uniforme dos funcionários. Demonstre também o seu apoio através das redes sociais do seu negócio, alterando a cor do logo e fazendo publicações de conscientização.

Para manter-se informado, conte sempre com a WK3 Agência de Marketing e Publicidade!

Últimos Artigos