Orkut chega ao fim e vai deixar saudades

Se você esteve na internet durante os anos 2000, provavelmente deve se lembrar do Orkut e também deve saber que a “primeira rede social” de muitos brasileiros ‘fecha suas portas’ nessa terça-feira (30 de setembro), depois de 10 anos de recadinhos, discussões em comunidades e depoimentos.

Segundo a FGV, o Orkut foi a porta de entrada da internet para o brasileiro. Na época em que ele se tornou popular, 82% dos usuários de internet do país tiveram sua primeira experiência online graças ao Orkut e exclusivamente para usá-lo.

Mas não é o fim. A antiga rede social do Google está criando um acervo de comunidades, onde ficarão guardados posts e discussões. Em nota, o Google declarou que o arquivo é uma cápsula do tempo do início das redes sociais, que preserva a memória do Orkut, “registrando fenômenos do Brasil como a ascensão da classe C e a inclusão digital”. No acervo, será possível entrar nas comunidades e ver o que foi discutido nelas, mas os donos das postagens serão identificados apenas por seus nomes, sem fotos ou links para perfis. Tal como num museu, será possível somente “apreciar” o conteúdo.

O humorista Mauricio Cid, referência atual em humor na web brasileira, que no auge do Orkut chegou a ter mais de mil comunidades, acredita que a plataforma do Google tinha muitas vantagens em relação ao Facebook: “No Orkut, você ia atrás do conteúdo. O conteúdo não vinha te encher o saco”, comenta. Ainda segundo sua avaliação, o que foi decisivo para o fim do Orkut foi o fato de ele nunca ter deixado de ser um protótipo, “O Orkut sempre foi ‘beta’, desde o lançamento até hoje (…) nunca deram muita atenção para o projeto, se tivessem dado, talvez ele estivesse aí até hoje, porque todo mundo estava no Orkut”.

Apesar do misto de tristeza e nostalgia do ex-usuários, a rede social representa o retrato de uma era de inclusão digital, do começo da internet no Brasil. O Orkut foi o começo de tudo o que vemos hoje e dificilmente será esquecido pela geração que o consagrou.

Últimos Artigos