Google desenvolve lente de contato para ajudar no controle da diabetes

google-contact435O laboratório farmacêutico Novartis anunciou que fechou um acordo com o Google para o licenciamento da lentes de contato inteligentes desenvolvidas para o controle da diabetes; a intenção é que as lentes ajudem diabéticos a medirem o nível de glicose no sangue.

A ideia da parceria é ir além da medicina tradicional para compreender e tratar doenças a partir da tecnologia. “Queremos combinar a tecnologia avançada deles (Google) e nossos conhecimentos em biologia para responder às necessidades médicas não supridas”, declarou Joseph Jiménez, diretor geral da Novartis.

O dispositivo para diabéticos é capaz de medir a glicose no líquido lacrimal e enviar os dados a um aparelho móvel. A tecnologia tem o potencial de mudar a vida dos diabéticos, que chegam a espetar seus dedos dez vezes por dia para checar a produção de açúcar no sangue.

A lente é composta por um chip wireless e um sensor miniaturizado de glicose prensados entre duas camadas de material gelatinoso. O dispositivo ainda deve ser equipado com um LED que emitirá sinais sempre que houver alteração no nível de glicose.

Caso chegue, de fato, ao mercado, as lentes inteligentes poderão facilitar a vida de aproximadamente 380 milhões de pessoas – ao redor do mundo – diagnosticadas com diabetes.

Em janeiro deste ano, o Google anunciou que os testes clínicos do método já estavam em andamento.

Últimos Artigos