Como não cair na cilada das fake news!

Em resumo, ¨fake news¨ significa informação falsa, geralmente sensacionalista, que se espalha disfarçada de notícia jornalística.

Uma das maiores preocupações no mundo digital atualmente são a propagação de notícias falsas, levando alguns a considerarem os tempos atuais como “a era da pós-verdade”.

Toda vez que deparamos com uma notícia muito diferente do comum, convém tomar cuidado. Se aquilo foi informado apenas por um veículo, é um sinal de que algo está errado e não deveria ser levado a sério. Nesse caso, as ferramentas de pesquisa, como o Google, são aliadas.

As fake news surgem de sites desconhecidos e de autores anônimos: não possuem expediente, nome de jornalista ou contato. Muitas vezes, os nomes dos sites possuem alguma palavra que remete a algum veículo confiável. De qualquer forma, identificar fake news não é tão difícil, só requer um pouco de atenção, discernimento e pesquisas na própria internet.

Confira aqui algumas dicas simples para não cair no engano das fake news:

1. Cheque a fonte utilizada pela notícia 

2. Evite sites conhecidos por sensacionalismo

3. Aprenda sobre o site que está visualizando

4. Leia a matéria completa, não apenas sua chamada

5. Utilize o Google Notícias para buscar confirmação

Gostou das dicas? Acompanhe o blog da WK3 Agência de Marketing e Publicidade e esteja sempre atento para não cair nas armadilhas das fake news.

Últimos Artigos