Abóboras decoradas, bruxas, fantasmas… Conheça a história do Halloween!

O Halloween (ou “Dia das Bruxas”, como é mais conhecido no Brasil) é um evento tradicional que ocorre com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Contudo, nos últimos anos, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pelos brasileiros, mas você conhece bem essa celebração? Mostramos aqui alguns fatos interessantes e curiosidades sobre a data.

 

Onde e como surgiu o Halloween?

A origem do Halloween se deu na Irlanda e nas Ilhas Britânicas, e remonta há mais de 2 mil anos atrás.

Originalmente, o Halloween não tinha nenhuma relação com bruxas. Na noite de 31 de outubro, os celtas comemoravam uma de suas maiores festas, o Samhain. Eles acreditavam que nesse dia o mundo dos vivos se encontrava com o mundo dos mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade, onde não haveria fome nem dor, por isso para celebrar a data eles se vestiam com seus melhores trajes e usavam máscaras.

 

Mas por que o Halloween tem esse nome?

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de “All Hallows’ Even” (Noite de Todos os Santos). O Halloween ocorre na véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows’ Day), celebrado pela Igreja Católica todo o 1º de novembro.
Como ganhou notoriedade?

As celebrações de Halloween se tornaram célebres depois que foram levadas por imigrantes irlandeses para os Estados Unidos em meados de 1840.

 

Travessuras ou Gostosuras?

A brincadeira de “gostosuras ou travessuras” é originária de um costume europeu do século IX e se incorporou ao Halloween depois de sua chegada aos EUA.

Segundo a história, no dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Abóboras

A abóbora iluminada, um dos símbolos do Halloween moderno, provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. A lenda diz que por causa de sua personalidade ambígua, um irlandês chamado Jack não mereceu um lugar no céu e nem no inferno, por isso quando morreu seu espírito foi forçado a vagar pela escuridão do limbo, carregando uma abóbora oca com uma vela dentro que o ajudaria a encontrar a saída. Ainda segundo esta lenda, depois de muito vagar, o espírito de Jack teria desaparecido no interior da abóbora e esta adotou as características de seu rosto.

 

Bruxas

Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Segundo a lenda, chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo.

 

Como o Carnaval é só daqui há alguns meses, aproveite a oportunidade e comemore o Halloween!

Últimos Artigos