O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação ao carro. A ideia é que as pessoas experimentem nesse dia formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem o uso do automóvel.
A história do Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Inspirada pela iniciativa francesa, no ano de 2000, vários países da União Europeia adotaram a data. Em 2001, mais de mil cidades europeias participaram da ação. Devido ao êxito da campanha, em 2002 foi instituído o “Dia Europeu Sem Carro”.
No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, o evento ocorre desde 2005.
A cada ano que passa mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes veem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana, tais como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes.
Atualmente, além do Dia Mundial Sem Carro, existe uma semana de ações de mobilização e conscientização, com ela espera-se dar mais visibilidade ao problema da mobilidade, ressaltando principalmente formas mais saudáveis e alternativas para o transporte, como o uso da bicicleta, por exemplo.