22 de Março – Dia Mundial da Água

Nesta data é comemorado o Dia Mundial da Água. A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente ocorrida na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas preventivas com vistas à preservação dos recursos hídricos.

Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização. Segundo a ONU, o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014  é ‘Água e Energia’. A escolha ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.

As fontes hídricas são abundantes porém, mal distribuídas na superfície do planeta. Em algumas áreas, as retiradas são bem maiores que a oferta, causando um desequilíbrio nos recursos hídricos disponíveis. Essa situação tem acarretado uma limitação em termos de desenvolvimento para algumas regiões, restringindo o atendimento às necessidades humanas e degradando ecossistemas aquáticos. A água pode representar até 90% da composição física das plantas; por isso a falta de água pode destruir lavouras.

Na indústria as quantidades de água necessárias são superiores ao volume produzido, por isso é que a recomendação da ONU é a de que não só os consumidores domésticos utilizem a água de maneira consciente, mas que as grandes indústrias também tentem preservar ao máximo os recursos hídricos, para que no futuro mais populações não sofram com a falta deste bem tão importante e fundamental à vida.

Últimos Artigos