19 de Novembro – Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, esta comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889.

Com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 começaram a mudar algumas coisas do Brasil: a primeira foi a forma de governo, que passou a ser republicano federativo. As províncias passaram a ser Estados e foi convocada uma assembleia para elaborar a nova Constituição, isto é, a lei sobre a qual se baseia toda a vida de um país. Essa constituição foi votada em 1891 e substituiu a do Império, que datava de 1924.

Outra coisa que mudou bem depressa foi a bandeira e no dia 19 de novembro foi desenhada uma nova – que conservou, porém, as cores escolhidas em 1822 pelo imperador dom Pedro 1º, o verde e o amarelo (que eram as cores de sua família e de sua esposa).

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.

Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

Últimos Artigos